FAQ

FAQ

Reunimos em nossa página pergunta e dúvidas comuns do dia a dia.

 
Problema
 
Como alterar de forma mais ágil informações no cadastro de produto (por exemplo, produtos similares

 
Solução
 
1. Para efetuar alterações em massa no cadastro de produto é possível utilizar a opção Utilitários > Produtos > Manutenção Cadastral. 
2. Utilize os filtros e selecione os produtos


 
3. Após clicar no botão Alterar Produtos Selecionados, será apresentada a tela que inserimos os novos dados

 

Problema
 
Executar JAVA no Google Chrome, para baixar arquivos do sistema
 
Solução
 
Digite no browser chrome://flags ative o NPAPI e reinicie o browser
 
Após reiniciar
 
Entre em chrome://plugins e de permissão ao Java(TM) e pronto voltou a funcionar o java
 
Possíveis Causas 
 
Na próxima atualização do  Google Chrome (Versão 42.0.2311.90 m), precisará fazer umas modificações no browser para funcionar o java

Problema
 
Quais fatores são considerados no sistema para calcular a sugestão de compra
 
Solução
 
A sugestão de compra, é o calculo do sistema que considera a quantidade média vendia por item (ver post http://controlware.com.br/faq/?p=43). O tempo de reposição da mercadoria junto ao fornecedor, (Freqüência de visita Dias para entrega). E também o estoque mínimo (segurança de estoque).
 
Com estes dados é utilizada a formula abaixo, que pretende suprir a necessidade de estoque até a próxima reposição.
 
Ver mais no documento: Calculo da Sugestão de Compras
 
São utilizados os campos
 
Dias de Entrega (DE) e Freq Visita (FV) (Cadastro de fornecedor)
 
Venda média (VM) e Estoque Atual (EA) (Dados do produto)
 
Estoque mínimo (Emin) (cadastro de produto e ajuste de preço)
 
Calculo:
 
Sugestão: (VM * (FV+DE)) – (EA – Emin)
 
Legendas:
 
VM (Venda Média)
 
FV (Freqüência de visita)
 
DE (Dias para Entrega)
 
EA (Estoque Atual)
 
Emin(Estoque mínimo)
 
Sugestão: (15,4*(7+3)) – (11-100)
 
Sugestão: 154 – (-89) =  243

Problema
 
Formula utilizada pelo WebSac para calculo da venda média
 
Solução
 
São consideradas duas variáveis para o calculo da venda média do produto:
 
A quantidade de venda dos últimos 3 meses mais o mês atual (do produto)
 
E a quantidade de dias trabalhados pelo estabelecimento (qualquer operação de venda pelo estabelecimento PA conta como dia trabalhado).
 
Exemplo: Consulta feita no dia 12-05,  serão considerados os últimos 101 dias (Fev 28 + Mar 31 + Abril 30 + Mai 12), total 101 dias
 
Considerando de 43 unidades vendidas
 
Formula da venda média:
 
Venda Média: quantidade venda / dias trabalhados
 
Venda Média: 43 / 101 = 0.4257   (0,43)
 
Esta operação é efetuada automaticamente na venda por nota fiscal ou leitura de vendas (PDV). Para clientes que utilizam a leitura on-line ela deve ser ativada na tela de processos automáticos. Em Opções > Administrativo > Processos Automáticos
 
Calculo da venda média
 

Problema
 
Fazer o recebimento do convênio diretamente no frente de caixa, para subir liquidado para o WebSac.
 
Solução
 
Entrar no Syspdv_server.exe e entrar nos parâmetros do mesmo: Sistema – Parâmetro – Syspdv-PDV, entrar na aba cliente e fazer os procedimentos conforme no exemplo abaixo.

 
Mandar carga para o caixa e utilizar a função 143/ para fazer o recebimento no frente de caixa, lembrando que podemos incluir o cliente tanto pelo CPF como pelo código conforme no exemplo abaixo:




 
Selecionar o convênio a ser pago com a tecla espaço e assim que estiverem selecionados apertar o enter para finalizar conforme no exemplo abaixo:





 
 
Após ter feito os procedimentos acima, agora é só finalizar o recebimento como uma venda normal.
 
Após ter feito o recebimento no Syspdv é só olhar no WebSac e verificar se esta liquidado o convênio no fluxo de caixa.

 

Problema
 
Efetuar transferência entre lojas com saída de caixa e com entrada de unidades no estabelecimento que recebe a mercadoria. Normalmente utilizada quando um estabelecimento vende no atacado e o outro estabelecimento vende no varejo.
 
Solução
 
Utilizar o tipo de composição criada como Explode na Transferência.
 
Vamos apresentar um exemplo do produto TODDYNHO, que compõe normalmente a caixa com 27 unidades:
 
Veja como ficaria este cadastro no sistema:
 
Item filho:

 
Item pai:

 
Cadastro da composição:

 
 
Então o processo da transferência será normal a loja que trabalha com venda de caixa (loja atacado) deve transferir o produto pai, antes vamos conferir o estoque atual dos itens que serão movimentados:
 
Produto Caixa (pai da composição)

 
Produto Unidade (filho na composição)


Abaixo exemplo do pedido de saída de transferência, observe que esta sendo movimentada uma caixa do produto TODDYNHO:

 
Após efetuar toda operação de transferência, fazendo o pedido de transferência de saída, nota fiscal de transferência de saída, Nota de transferência de Entrada (sistema gera automaticamente o pedido de entrada)
 
Então vamos ver como ficaram os estoques:
 
Produto caixa (pai) na loja 01

 
 
Produto unidade (filho) na loja 02

 

Problema
 
Sistema JAVA fica sempre pedindo confirmação do usuário nas operações que envolvem gravação de arquivos na maquina cliente.
 
Solução
 
1.   Abrir o painel de controle.
2.   Abrir as configurações do Java.
3.   Ir na aba Segurança.
4.   Abrir a lista de exceções de site:

5.
6..   Clicar em Adicionar
7.   No caso quando for local, informar localhost:
8.   Informar o IP do servidor com o http:// no inicio:
9.
10.   Clique em Ok
11.   Vai abrir uma janela de Advertência de Segurança, clicar em Continuar
12. Clicar em Ok para finalizar
13. Reiniciar o navegador e pronto

 

Problema
 
Como configurar WebSac para enviar e-mails
 
Solução
 
Acessar em: Cadastros > Globais > Modelos de E-mail
 
Definir os campos:
 
Descrição: Campo livre para lembrar de qual modelo se trata;
 
Host: endereço SMTP para saída dos e-mails, mesma opção que é configurada no outlook;
 
Porta: numero da porta de saída (mesma do outlook);
 
Tipo Autenticação: também deve ser utilizado o mesmo do outlook, deixe vazio para não definir nenhuma autenticação;
 
Usuário: email da conta que esta sendo configurada;
 
senha: a senha do email utilizada no provedor da conta;
 
Título: é o título fixo para envio do email, este título pode ser alterado no momento do envio;
 
Corpo de mensagem: é a descrição do corpo do e-mail, este texto também pode ser alterado no momento do envio. Também é possível configurar algumas TAG, informações que serão alteradas a cada envio. O corpo do e-mail permite ainda utilizar tags HTML.
 
IMPORTANTE: para e-mails que utilizam autenticação TLS, será necessário configurar no PHP.INI a extension=php_openssl.dll

 
 
 

Problema
 
Ao emitir uma nota fiscal de devolução de compra, o estabelecimento (em alguns casos, ou por solicitação da contabilidade) não pode destacar na nota fiscal informação de IPI e ICMS  de substituição tributária.
 
Solução
 
Marcar o parâmetro no cadastro de fornecedor  “Destacar IPI e Substituição: Não”. Ao definir este parâmetro sistema continuará calculando todos os impostos, mas no momento de gerar a nota fiscal (tx2 para o SisNfe), os valores de IPI e ICMS substituição serão informados no campo Outras despesas da nota fiscal (Danfe).
 
Observação da nota fiscal 

O WebSac facilita a impressão de etiquetas pela sua forma intuitiva do módulo.
 
É possível emitir uma etiqueta de forma simples e ágil através do módulo de ‘Impressão Rápida’ ou imprimir várias etiquetas de uma só vez pelo módulo de ‘Impressão de Etiqueta de Gôndola’, usando diversos filtros para buscar os produtos.

Problema
 
Devido a atualizações do Google Chrome, o navegador não consegue mais executar o Java, em rotinas necessárias para o sistema WebSac como: Impressão de Etiqueta, Carga para Balança e até carga alguns PDVs
 
Solução
 
Instalar o navegador Opera, execute os procedimentos abaixo:
 
1. Acesse o link para download: http://www.opera.com/pt-br

 
 
2. Confirme o download do arquivo
 
 
3. Após download, clique sobre o arquivo baixado para iniciar a instalação

 
 
4. Confirma a execução do arquivo

 
 
5. Outra confirmação

 
 
6. Aguarde a instalação

 
 
7. Ao termino da instalação o navegador será executado, digite o seu endereço de acesso ao WebSac, da mesma forma que era feito no Google Chrome

 
8. Será necessário ainda acessar o programa do Java pelo Painel de Controle, na Guia “Geral”, clique em “Definições”, depois em “Excluir Arquivos” e na ultima janela em “OK” (As opções corretas já vem marcadas como nas imagens abaixo).

 
 
Obs: Alguns desses passos pode ser apresentado com alguma diferença dependendo do seu sistema operacional. É importante (em alguns casos necessário) reiniciar o computador após as instalações e configurações.

Problema
 
Apresentar modulo de Integração do Websac com o ScanMob
 
 
 
Solução
 
O objetivo deste manual é capacitar o usuário a fazer o conferência de preço ou quantidade ou coleta de preços e inventario de produtos utilizando o ScanMob, bem como suas configurações necessárias e parametrização do Websac.
 
 
 
Manual do Modulo:
 
 
 

Problema
 
Limpar Cache e Cookies do navegador Google Chrome
 
Solução
 
1. Clique no menu do Google Chrome Chrome menu, na barra de ferramentas do navegador.
2. Selecione Histórico 

3. Selecione Limpar dados de navegação.

 
4. Na caixa de diálogo exibida, marque as 4 primeiras opções das caixas de seleção.
5. Use o menu localizado na parte superior para selecionar a quantidade de dados que deseja excluir. Selecione desde o começo para excluir tudo.
6. Clique em Limpar dados de navegação.
 
Após estes procedimentos feche todas as janelas do Chrome e acesse o sistema novamente, a limpeza esta concluída.

 
Possíveis Causas
 
Esta procedimento deve ser feito sempre que o sistema for atualizado em todos computadores que utilizam o sistema WebSac. Isto evita erros de tela e navegação
 

Problema
 
Apresentar os modelos de pedidos que já existem no WebSac e mostrar como alterar a configuração deles
 
Solução
 
Para alterar a configuração do modelo de Pedido vá em Opções > Parâmetros > Parâmetros do Sistema, e pesquise pelo Código: MODELOPEDIDO
 
 
Depois é só alterar o campo valor para o modelo que achar melhor
 
 
 
 
 
 
Modelo 4: Modelo 4 – Apenas no pedido de vendas. (Modelo para loja de moveis) –> Funciona apenas no pedido de vendas, os demais ficarão com o modelo 0
 
 
Modelo 6: Modelo 6 (Pedido em meia pagina). Utilizar também o parâmetro “IMPRIMIRVIAS”
 

Problema
 
Como funciona tabela de “Convênio de ICMS por Estado”
 
Solução
 
A tabela “Convênio de ICMS por Estado” no cadastro de NCM foi criado porque é possível que exista estados com acordos (também chamado de convênio ou protocolo de ICMS) apenas para alguns itens. Então foi criada no sistema uma tabela de estado por NCM que permita definir a regra do acordo (convênio/protocolo) por NCM.

 
 
Um exemplo de utilização
Item com substituição na venda dentro de SP. Caso a venda ocorre para o estado do RR e venda sai como tributado o produto. Mas se ele estiver em uma caso que este NCM tem acordo, apenas os itens com este NCM deverão sofrer substituição tributária, efetuando o calculo do IVA ajustado.

Problema
 
Esta opção foi criada para solucionar o problema em que o estoque é controlado no produto “filho” (da composição), mas o fornecedor emite o XML da nota com o produto “pai”. Então o sistema precisa fazer o tratamento para que no momento da entrada da nota (XML) seja alimentado o estoque do filho. E no momento da venda do “pai” também seja baixado o estoque do filho
 
Solução
 
Vejamos como ficaria este cadastro no sistema:
 
Item filho:

 
Item pai:

 
Cadastro da composição:

 
Entrada do XML, será apresentado o item pai, embalagem de entrada deve permanecer com 1 (para que o sistema não faça multiplicações na entrada da caixa)

 
 
Resultado da entrada da nota no item filho de composição (110 caixa com 12 unidades alimentaram 1320 latas de cerveja)

Problema
 
Apresentar modulo de Tesouraria do sistema e suas funcionalidades
 
Solução
 
O principal objetivo do modulo de Tesouraria é fechar o caixa dos operadores de caixa do estabelecimento, conferindo se o valor total do fechamento bate com o valor da soma das espécies recebidas.
 
Fazendo esta operação pelo sistema, o usuário ainda pode gerar as informações financeiras da finalizadora com valores pré-definidos (condição de pagamento, banco, categoria e subcategoria, etc)
 
Manual do Modulo:

Modulo Tesouraria